top of page

ITCMD, PREVIDÊNCIA PRIVADA E FALECIMENTO DO TITULAR

  • Foto do escritor: Fabio Nascimento
    Fabio Nascimento
  • 30 de ago. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 21 de jan.

Veja quando o ITCMD deverá ser recolhido sobre a previdência privada.


Os planos de previdência privada, estruturados sob o regime financeiro de capitalização, podem ser: Plano Gerador de Benefício Livre – PGBL ou Vida Gerador de Benefício Livre – VGBL.


Alguns Estados, no momento do falecimento do titular do plano de previdência privada, cobram ITCMD sobre o PGBL ou VGBL. A discussão envolvendo o tema busca definir se os recursos aportados nesses planos de previdência, integram ou não o conceito legal de herança e transmissão sucessória para fins de tributação pelo ITCMD.


Geralmente as pessoas escolhem o plano, seja PGBL ou VGBL pensando apenas na incidência do imposto sobre a renda – IR. No primeiro há cobrança do imposto sobre o valor total a ser resgatado. No segundo há incidência sobre os rendimentos.


O Superior Tribunal de Justiça - STJ reconhece ao PGBL a natureza de aplicação financeira pois haverá transmissão de direitos aos herdeiros ou beneficiários, incidindo a cobrança do imposto. Ao VGBL reconheceu a natureza de seguro, não estando, assim, incluído no acervo hereditário e, portanto não incidindo a cobrança do imposto1.


1.STF, RE 1363013

Posts recentes

Ver tudo

1 comentário


Jessy Mds Nascimento
Jessy Mds Nascimento
03 de set. de 2022

Estava em dúvida quanto a modalidade a ser escolhida. O artigo clareou as ideias e me permitiu tomar uma decisão mais adequada e consciente.

Curtir

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page